TRAMAD no Fórum Social Mundial – 2018

TRAMAD no Fórum Social Mundial – 2018

Publicado em 12/03/2018

O grupo TRAMAD, juntamente com o grupo GA&A e NEDE, ambos da UNEB, apresentarão a mesa: Comunicação acessível como Direito Humano. A mesa faz parte de uma das atividades do Fórum Social Mundial que será sediado em Salvador, Bahia entre os dias 13 a 17 de março de 2018.

A mesa será no dia 16/03/2018, às 14h na sala 07 no Departamento de Educação 1 da UNEB.  Endereço: R. João Pessoa, 14 – Narandiba, Salvador – BA, 41192-040

 

 

 

linha

Congresso UFBA – 14 a 17 de julho de 2016

Publicado em 23/08/2017

TRAMAD participa do Congresso UFBA 70 anos. Bárbara Carneiro, Deise Medina, Erivaldo Marinho e Manoela da Silva integram mesa sobre Tradução e Acessibilidade. O grupo também faz exibição de curtas com AD, LSE e janela de LIBRAS durante evento.

 

linha

SIECS – 17 a 19 de novembro de 2016

Publicado em 23/08/2017

TRAMAD leva temática da acessibilidade ao Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido realizado em Juazeiro. Integrante do grupo de diálogos intitulado “Tecnologias Assistivas e Acessibilidade Comunicacional: outras questões para a Educação do Campo”, Manoela da Silva pontou a relevância da AD, LSE e LIBRAS no contexto educacional.

 

linha

I Encontro Baiano TILS – 10 de dezembro de 2016

Publicado em 23/08/2017

TRAMAD marca presença no I Encontro Baiano de Tradutores, Intérpretes e guias-intérpretes de Língua de Sinais. O evento, idealizado e coordenado por Erivaldo Marinho, docente do IFBA e integrante do TRAMAD, contou com a presença da coordenadora do grupo na palestra de abertura. Manoela da Silva abriu evento com fala intitulada “Reflexões pós-estruturalistas nos Estudos da Tradução”.

 

linha

Abertas as inscrições para Oficinas de Cinema Cine Arts

Publicado em 17/03/2016

Roteirizar um filme, atuar e interpretar em frente às telas, captar através das lentes de uma câmera ou criar cenários? São algumas das atividades oferecidas na 6ª edição de Oficinas de Cinema, do Projeto Cine Arts. As inscrições serão feitas através do site, a partir desta terça-feira (01), para as oficinas de Roteiro, Interpretação para TV e Cinema, Produção, Promoção de Conteúdo, Realização Audiovisual, Direção de Fotografia, Direção de Arte, além de Captação e Design de Som, Acessibilidade para Conteúdo Audiovisual, de Montagem e Finalização.

Com duração de oito meses, carga horária de 300h e certificado expedido pelo Proex/ Uneb, as oficinas visam formar jovens e adultos para atuarem no mercado audiovisual. Ao todo, 250 vagas serão disponibilizadas e as aulas ocorrerão uma vez por semana, aos sábados, a partir do dia 03 de abril até novembro de 2016. Desde a primeira edição, mais de 800 alunos já passaram pelas oficinas de cinema do Cine Arts.

Os participantes do projeto irão se dividir em chaves de trabalho para a realização de cinco curtas-metragens com a linguagem do cinema dos primeiros tempos, cinco com linguagem de vanguarda e 05 seriados com a linguagem de gêneros narrativos. Os conteúdos serão destinados para canais de TV e VOD, preparando os participantes para o que tem de mais novo no mercado audiovisual.

A Oficina de Cinema é uma realização da Cine Arts, em parceria com PROEX/UNEB, Filhos do Mundo – FEME, Movimento Social dos Povos Brasileiros – MSPB, Cesol Barra 03, Vida Melhor, Secretaria de Emprego, Renda e Esporte – SETRE, Centro Juvenil de Ciência e Cultura, TVE-BA, Dimas Diretoria do Audiovisual, Larty Mark, Finisher Studio, Ficção, Neurônios Comunicação e SEBRAE.​ Mais informações no site www.cinearts.com.br, pelo e-mail [email protected] ou telefone 71 9917.4016.

Ministrante: Sandra Rosa Farias (UNEB)

 

linha

FÓRUM UNEB – 13 e 14 de outubro de 2015

Publicado em 04/01/2016

TRAMAD participa ativamente do Fórum de Formação em Educação Inclusiva realizado na UNEB nos dias 13 e 14 de outubro. Sandra Farias coordenou mesa intitulada “Acessibilidade e Inclusão nas Universidades do Estado da Bahia: desafios e perspectivas”. Manoela da Silva participou da mesa “Práticas que Favorecem a Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência na Universidade” com fala intitulada “Tradução a Serviço da Educação Inclusiva”. Adriana Urpia e Erivaldo Marinho atuaram, respectivamente, como audiodescritora e interprete de LIBRAS. Confira aqui página do evento no face.

 

linha

EDUTEC – 05 a 08 de outubro de 2015

Publicado em 03/01/2016

TRAMAD participa da 1ª Semana de Educação e Tecnologia (EDUTEC) promovida pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) entre 05 e 08 de outubro. Deise Silveira proferiu duas palestras intituladas “Acessibilidade Visual: audiodescrição” e “Tecnologias para Acessibilidade no Material Didático”. Confira aqui site do evento.

 

linha

1ª Semana Cultural Acessível – 21 a 27 de setembro de 2015

Publicado em 03/01/2016

TRAMAD marca presença na 1ª Semana Cultural Acessível, realizada no período de 21 a 27 de setembro no Espaço Xisto Bahia. Sandra Farias integrou a mesa “Arte para Sentir, Políticas para Incluir” durante a Solenidade de Abertura; enquanto Manoela da Silva, Deise Silveira e Bárbara Carneiro ministraram oficina em Acessibilidade Comunicacional intitulada “Introdução ao Universo da Audiodescrição”.

 

linha

XI ENECULT – 11 a 14 de agosto de 2015

Publicado em 03/01/2016

TRAMAD esteve presente no XI ENECULT (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura). Convidada para o “Seminário Acessibilidade Cultural – Políticas Culturais e Formação Acadêmica”, Manoela da Silva apresenta fala intitulada “Tradução e Acessibilidade – A importância da formação profissional”. Confira aqui site do evento.

 

linha

IATIS – 07 a 10 de julho de 2015

Publicado em 03/01/2016

Integrantes do TRAMAD apresentam comunicações em Conferência Internacional realizada na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) entre 07 e 10 de julho. Durante a 5th IATIS Conference, Manoela da Silva e Deise Silveira apresentaram trabalhos intitulados, respectivamente, “Why not? Arguments in favor of a closer and more effective partnership between sighted describers and consultants” (Por que não? Argumentos em favor de uma parceria mais efetiva entre roteiristas e consultores) e “Audio description in textbooks” (Audiodescrição em livros didáticos). Confira aqui site do evento.

 

linha
Page 1 of 3123»